Consultoria e Assessoria Online em Dpto. Pessoal | eSocial | DCTFWeb | Reclamatória Trabalhista | Conectividade Social

Menu

Publicado por:

Receba Notícias e Atualizações de Dpto Pessoal no seu email(não se preocupe, somos contra o spam)
Loading

INSS Define Regras Para Antecipar Pagamento de Auxílio-Doença.

Benefício poderá ser solicitado sem perícia médica durante pandemia.

A partir de hoje (7), trabalhadores afastados do emprego por doenças poderão receber um salário mínimo mensal (R$ 1.045) antecipado enquanto não ocorrer a perícia médica. A medida para o auxílio-doença, que vale enquanto ocorrer a pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi regulamentada por uma portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicada hoje no Diário Oficial da União.

A portaria regulamenta a Lei 13.982, sancionada no último dia (2) pelo presidente Jair Bolsonaro. Embora se trate da mesma legislação que instituiu a renda básica emergencial para trabalhadores autônomos, a lei também estabeleceu a antecipação de um salário mínimo para quem estiver na fila do auxílio-doença.

Segundo a lei, os requerentes do auxílio-doença poderão receber um salário mínimo por mês antecipado por até 90 dias ou até a realização de perícia médica federal, o que ocorrer primeiro. Posteriormente, o valor será descontado quando o benefício for liberado.

Para evitar aglomerações nas agências do INSS, que estão funcionando com plantões reduzidos apenas para casos essenciais durante a pandemia, os trabalhadores poderão pedir o auxílio-doença apenas apresentando o atestado médico, sem a necessidade de perícia médica presencial. O documento pode ser fotografado e enviado por meio do Portal Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome.

A perícia será feita de forma eletrônica, com o médico perito federal analisando a validade do atestado e definindo a liberação do auxílio. Segundo o INSS, todo o processo pode ser feito pela internet, sem a necessidade de deslocamento até uma agência do órgão.

Parâmetros
A portaria publicada hoje define os parâmetros de análise do atestado médico. O documento deve estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do conselho de classe; trazer o Código Internacional de Doenças (CID), com informações sobre a doença, e conter tempo de repouso necessário.

Depois de 90 dias, caso o trabalhador necessite prorrogar a antecipação do auxílio-doença, deverá apresentar um novo atestado médico. A portaria definiu três casos em que o segurado terá de fazer a perícia médica presencial depois do fim da pandemia, mesmo tendo o benefício liberado: quando o período de afastamento da atividade, incluídas as prorrogações, ultrapassar o prazo máximo de três meses; conversão da antecipação em concessão definitiva do auxílio-doença e negação da antecipação quando o atestado enviado pela internet não atender aos requisitos exigidos.

Fonte: Agência Brasil

Você Trabalha no Dp/Rh?

Siga no Instagram e Fique Atualizado Sobre Todas as Mudanças na Área Trabalhista.

Treinamento em eSocial na Prática Via Acesso Remoto Para Usuários do Sistema TRON

Você está procurando por…

Inscreva-se

T.I. Contábil

✅Soluções digitais para o dia a dia do contador.

(suporte por Acesso Remoto)

Erros de Conectividade Social, JAVA, Assinador Serpro e etc..

Canal de Notícias no WhatsApp

Fique atualizado(a)!
Receba gratuitamente notícias e dicas de Dpto. Pessoal na palma da sua mão.
Entre agora mesmo no canal exclusivo no WhatsApp!

Serviço Gratuito!

Receba Notícias e Atualizações de Dpto Pessoal no seu email(não se preocupe, somos contra o spam)
Loading

WhatsApp ONLINE - Solicite Suporte pelo WhatsApp
Treinamento em eSocial na Prática Via Acesso Remoto Para Usuários do Sistema TRON

Tiago Nogueira

Suporte Por Acesso Remoto!

Erro no Conectividade Social, eSocial ou DCTFWeb?
Precisando de ajuda entre comigo pelo WhatsApp:
(94) 99196-5831
. Solução imediata!

Atendemos Também Instalação/Atualização de Sefip/GRRF, configurações de JAVA, Assinador Serpro, eConsignado e Consultoria em Departamento Pessoal.