#7 TIPOS DE CLIENTES NA CONTABILIDADE E COMO LIDAR COM CADA UM DELES

#7 TIPOS DE CLIENTES NA CONTABILIDADE E COMO LIDAR COM CADA UM DELES

No dia a dia, você provavelmente já se deparou com diferentes tipos de clientes na contabilidade. Existem aqueles que valorizam a agilidade na comunicação enquanto outros prestam atenção em cada mínimo detalhe das entregas.

Alguns gostam de saber tudo o que foi feito enquanto outros preferem apenas que você faça, sem que sejam notificados.

Para garantir que o seu escritório tenha atendimento de excelência e seja reconhecido (e indicado) por isso, o primeiro passo é entender bem o perfil de cada um dos clientes da carteira.

Só assim é possível ajustar a comunicação e os processos para oferecer o que é mais valorizado por eles.

E sabe por que isso é muito relevante para o sucesso do escritório? Porque clientes atendidos com qualidade se tornam consumidores fidelizados e ainda contribuem para espalhar o seu nome por aí!

Uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios identificou que 61% das pessoas entendem que ser bem atendido é mais importante do que encontrar bons preços em produtos ou serviços.

Separamos algumas características comuns para te ajudar a identificar os diferentes perfis da sua carteira de clientes, além de dicas para conseguir lidar com cada um deles.

#1 CLIENTE PERDIDÃO

COMO IDENTIFICAR?

“Ih, esqueci…”, “Qual documento é esse mesmo?”, “Quando preciso te entregar isso?”… Essas são algumas das frases ditas por 99,9% dos clientes perdidos.

Eles são desorganizados, têm muita dificuldade em gerenciar o seu tempo e garantir o cumprimenro de prazos ou de procesos.

O negócio deles é resolver os problemas só quando se tornarem realmente urgentes, o que pode provocar erros e até prejuízos.

Por vezes, falta conhecimento técnico e eles têm dificuldade em entender que manter a contabilidade do negócio correta também faz parte das suas responsabilidades.

Lidar com documentos perdidos ou com questões que surgiram depois deles não seguirem alguma orientação pode ser uma demanda extra na sua rotina.

COMO LIDAR?

Busque adiantar ao máximo todas as demandas, trabalhando com um planejamento mensal e acompanhando o cliente um pouco mais de perto, pelo menos nos meses críticos.

Não deixe para cobrar algo muito em cima do prazo ou espere que o cliente te entregue tudo sem que sejam necessários ajustes, por exemplo.

Se comunique de maneira bem didática e explique porquê precisa do comprometimento dele, deixando claro quais serão os impactos negativos de cada tarefa não executada ou entregue fora da data limite.

#2 CLIENTE SABE TUDO

COMO IDENTIFICAR?

Os clientes especialistas gostam de participar intensamente da gestão contábil do seu negócio.

Eles costumam ter bastante conhecimento técnico e são bem exigentes quanto a qualidade do serviço prestado pelo escritório que escolheram.

Gostam de ser informados sobre o andamento dos processos de contabilidade.

Para mantê-los sempre satisfeitos é importante que sejam surpreendidos positivamente.

COMO LIDAR?

Sabendo que o cliente tem conhecimento técnico, nunca vá para nenhuma reunião ou ligação sem estudar e saber exatamente do que está falando.

Também é essencial que você tente antecipar demandas para conseguir estar preparado caso alguma pergunta surja.

Pense em ações que agreguem valor ao atendimento e aumentem a satisfação desse tipo de cliente. Que tal a apresentação de um relatório de demandas executadas no mês ou um bate papo cheio de inputs estratégicos para o crescimento da empresa dele, por exemplo?

É lógico que você não vai ter tempo de fazer isso todo mês com todos os clientes que se enquadram nesse perfil, mas olhe para o momento do escritório e da sua carteira, e descubra em quais vale à pena focar um pouco de energia para aumentar a satisfação!

Leia também: Quer garantir que seus clientes serão sempre atendidos com o mesmo padrão que você deseja?

#3 CLIENTE FALADOR

COMO IDENTIFICAR?

Esse tipo de cliente na contabilidade é bem fácil de reconhecer, né? Eles gostam de conversar, compartilhar a rotina, o planejamento da empresa e até falar da vida pessoal.

Ao mesmo tempo em que podem trazer informações valiosas para o escritório, é preciso tomar muito cuidado para que não desviem o foco dos objetivos e necessidades principais.

COMO LIDAR?

Para ficar completamente satisfeito, o cliente sociável precisa estar em constante contato com o escritório de contabilidade. Crie uma rotina otimizada que permita que isso aconteça, sem que você desperdice muito tempo.

Lembre-se que o atendimento é parte da sua função. Escute genuinamente, se torne um contador próximo do negócio e busque sempre a objetividade, para não se perder em meio aos assuntos do cliente.

Fique sempre no controle para conduzir a conversa!

#4 CLIENTE OLD SCHOOL

COMO IDENTIFICAR?

Os clientes que já estão no mercado há muito tempo e são de uma geração mais antiga tendem a ser mais desconfiados e podem ter dificuldades em se adaptar às tecnologias.

Eles conheceram um mundo da contabilidade em que tudo era anotado em papéis e 100% dos documentos eram impressos. Acompanhar as mudanças que revolucionaram o mercado contábil e afetaram o seu negócio, por vezes pode ser demais.

COMO LIDAR?

Tenha empatia para entender que o cliente já viveu em um contexto diferente e ainda está se adaptando à nova realidade do mercado.

Seja bastante didático e educativo, indicando como as mudanças foram positivas.

Esse tipo de cliente também pode preferir se comunicar somente por telefone ou por e-mail ao invés do WhatsApp, por exemplo. Por isso, pergunte para ele qual é a melhor forma para que a comunicação aconteça.

#5 CLIENTE CALOURO

COMO IDENTIFICAR?

Quase sempre empolgados com a abertura de um negócio próprio e perdidos quanto às responsabilidades contábeis e fiscais, eles veem no contador um braço direito para as questões burocráticas.

COMO LIDAR?

Os clientes novatos irão exigir bastante atenção dos contadores, pelo menos no início. Eles precisam entender a importância do serviço de contabilidade e qual é a sua participação em todo o processo.

Mapeie quais erros podem ser cometidos por eles devido à falta de experiência e atue para evitar que aconteçam.

Caso o cliente seja curioso e queira aprender, não deixe de compartilhar o seu conhecimento, porque isso irá facilitar o seu trabalho no futuro!

#6 CLIENTE NERVOSINHO

COMO IDENTIFICAR?

Os clientes nervosos são ríspidos e podem ter dificuldades na hora de conseguir organizar as ideias. Existem também os casos em que uma predisposição negativa pode ter sido criada e direcionada para algum funcionário específico do escritório.

Temos também os clientes estressados, que geralmente são pessimistas e têm muita facilidade em apontar falhas.

COMO LIDAR?

Nesses casos, você vai mesmo precisar lidar com clientes difíceis. É inevitável. O segredo é não perder a calma e, antes de tudo, apostar no atendimento de qualidade.

Em todas as interações, mantenha sempre a educação e o seu foco na solução de problemas.

#7 CLIENTE FÃ

COMO IDENTIFICAR?

Um dos seus objetivos enquanto contador deve ser transformar os seus clientes em seus fãs. É assim que eles irão se tornar embaixadores do negócio, recomendando os seus serviços.

Clientes assim estão muito felizes com os serviços prestados e, de maneira natural, recomendam o escritório que tanto gostam para outras pessoas.

COMO LIDAR?

Lidar com clientes super satisfeitos é fácil, né? É só manter a qualidade do atendimento e do serviço prestado para ser cada vez mais recomendado por eles!

Transforme clientes fãs em cases de sucesso para influenciar leads a conhecer o seu escritório. Paralelamente, pense em uma campanha de indicação para incentivar que elas aconteçam.

E aí, gostou da nossa lista de clientes na contabilidade? Sentiu falta de algum por aqui?

Deixe a sua opinião nos comentários 😉.

(fonte: http://gclick.com.br/7-tipos-de-clientes-na-contabilidade-e-como-lidar-com-cada-um-deles)

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