IPICC – Um processo de revitalização

Em dezembro de 2015, após um período de muita oração e pedindo sabedoria ao Espírito Santo, juntamente com o conselho da Igreja Presbiteriana Independente de Cerqueira César (IPICC), apresentei a eles um projeto estratégico que iria nortear as ações da igreja os próximos 3 anos.

Assumi a liderança dos trabalhos da Igreja, designado pelo conselho e presbitério, em janeiro de 2016 colocando em prática o projeto. Nesse período muita coisa boa aconteceu. Algumas mudanças foram feitas na liturgia, na pregação, no discipulado, na adesão ao sistema celular, entre outras.

Nesses dois anos vimos a igreja tomar um vigor e um crescimento que só pode ser explicado pelo sobrenatural. Nossa membresia quase que dobrou, a frequência no culto foi multiplicada, arrecadação também cresceu na proporção. Poderíamos trazer muitos números que seria uma demonstração do renovo que Deus tem proporcionado em nossa igreja.

Nesse processo de revitalização, muitos me perguntam o que temos feito. Não mudamos nosso nome, não mudamos nossa identidade presbiteriana, não fazemos as coisas para a igreja encher. Quando sou questionado sobre o que fazemos, a minha resposta é: oração.

Creio que um bom projeto ajude no processo de revitalização. Sei que algumas áreas da igreja precisam ser mudadas, e é claro que as fizemos em nossa igreja, de maneira intencional.

Revitalização significa trazer saúde novamente, e como falamos da igreja, da noiva de Cristo, revitalização é deixar que Cristo assuma, de fato, a igreja. Em alguns casos, atualmente, quando se fala em revitalização, ou “igreja missional”, muitas vezes isso tem sido reduzido a mudar o nome de igreja para “comunidade”, ou em alguns casos para “church”. Mudar a roupa do pregador e usar um bom marketing para divulgar as ações da igreja, ou seja, damos uma ênfase muito grande na forma. Isso ajuda? Possivelmente sim, mas o que quero ressaltar aqui, é que revitalização, na sua essência, é orar para que a igreja seja cheia do Espírito Santo, de tal maneira, que ela seja transformada e possa romper com padrões que tentavam limitar a ação de Deus.

Revitalização é buscar um avivamento para a igreja, não entenda avivamento como um culto cheio de barulho e pessoas falando em línguas estranhas, mas avivamento é sermos cheios do Espírito Santo, de maneira que saímos das nossas áreas físicas (templo) e vamos em bairros, ruas e casas que antes não iriamos.

Revitalização é a igreja deixar o controle para seu noivo, que é Jesus. Ele morreu e ressuscitou por ela e para ela, e dizer: Guia-nos pelo caminho que tu, Jesus, quiser!

Temos desfrutado de um avivamento em Cerqueira César e esse avivamento nos trouxe uma revitalização, temos muita coisa ainda a fazer e melhorar. Sonho com uma igreja que alcance ainda mais a nossa cidade e que amplie as tendas para outras cidades, eu tenho muitos sonhos e planos para essa igreja, mas minha oração é que não percamos a sensibilidade de continuar ouvindo para onde Jesus está nos guiando.

 

Tiago Nogueira de Souza

Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Cerqueira César

Secretário de Plantação e Revitalização de Igrejas do Presbitério de Botucatu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.