Juntando Tesouros

tesouros

A Bíblia fala que onde estiver o nosso tesouro ali também estará o nosso coração. E hoje quero fazer essa rápida reflexão com você. Sim, não é nada de novidade para mim e creio que não deve ser para você também. Particularmente não gosto de falar muito desse assunto porque as pessoas o fizeram ser não mais que um “jargão gospel” e não uma verdade em suas vidas. Mas sei o que senti quando acordei deste sonho e cri realmente que essa mensagem precisava ser trazida aqui.

Eu queria ler apenas um versículo com você nessa noite: Lucas 12:34

“Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.”

Jesus estava falando que se tivermos coisas nesta terra nosso coração poderia estar nelas, ou seja, poderíamos dar mais importância a estas coisas do que para o Reino, do que para os necessitados, e com isso nosso egoísmo cresceria e ficaríamos cheios de um orgulho maligno que nos tiraria a salvação, pois o nosso coração ficaria com nas coisas passageiras desta Terra e não nas eternas do Céu.

Sei que hoje temos muitas tarefas no dia a dia, escola, trabalho, cursos a fazer, metas a cumprir, gente para treinar, pessoas para ajudar, coisas a comprar, planos que querem sair do papel, ideias que querem se tornar práticas, pessoas que temos de impressionar… Tanta coisa acontece num único dia e em nossos dias que acabamos deixando de lado a oração, a vida simples, negligenciando nossa intimidade com Deus, nos preocupando com tudo e deixando de confiar em Deus, de colocar nosso coração nEle. Você deve saber do que estou falando… Falo de sair cedo e voltar tarde e quando chegar em casa não ter disposição de orar devido ao cansaço do dia, falo também de fazer de alguém feito de pó como eu e você se tornar um ídolo em sua vida, falo também das várias vezes em que podemos ajudar alguém e não ajudamos, do pecado que cometemos e já não sentimos mais a tristeza e não conseguimos nos arrepender mais…

Quantas vezes nosso coração não nos leva para caminhos errados, distantes de Deus. E o interessante é que o nosso coração vai criando, formando, gerindo sentimentos, emoções, prazeres que vão nos enchendo, preenchendo e que não dá mais espaço à Deus. Eles se tornam verdadeiros ídolos.

Por isso Jesus nos fala: A onde estiver o seu coração…. lá estará o seu tesouro….

A onde está o seu coração? O que é que, essa noite, preenche o seu coração?

A vontade de ser feliz? Namorado, namorada, amigos….. e você vive desesperadamente em busca de mais amigos… você procura ter 1.000, 2.000 amigos no facebook, você busca curtidas, compartilhamentos, comentários… é isso que tem preenchido o seu coração?

Talvez o seu coração esteja na sua imagem… e você é aquela pessoa que vive de imagens, de fotos, de ter um corpo bonito, sarado…. barriga igual a minha não pode.

Mas qual a nossa imagem perante o mundo, o nosso Selfie para a sociedade.

Sorrimos, fazemos poses de artistas em frente ao espelho. Os Selfies tomaram conta das redes sociais, fotos de caras e bocas em situações oportunas e inusitadas. O que se precisa para perdermos a fama de bonzinho? O rostinho lindo da melhor foto do facebook? Uma vez, numa pregação, ouvi dizer que caráter é tudo aquilo que fazemos no escuro. Se alguém ligar a luz, tudo parece bem. O Selfie que varre as redes sociais, me fez refletir sobre isso. Quem é você por trás da bonita foto? Quem é você no escuro?

Mas perceba que o que ocupa o nosso coração são coisas, são bens… Isaías fala que o povo derruba uma árvore, com metade daquela árvore utilizam para lenha, para aquecer, a outra metade eles constroem deuses que eles vao adorar… da mesma árvore, uma parte é para nos aquecer, fazer comida… a outra é pra gente adorar…

Se pararmos para analisar, as pessoas se esqueceram de Deus, perderam a fé, a esperança. Vivem em um mundo obscuro. Ficam lembrando de ontem, vivendo o hoje e já pensando no que vai vestir, comer, fazer, no dia de amanhã. Mentes rápidas e super pensantes. É uma loucura total.

Por que será que palavras tão poderosas como as que Jesus falou têm sido deixadas de lado?

Tenho pelo menos duas opções para encontrar resposta para essa pergunta: ninguém está nem aí para o que Jesus falou ou o que Ele falou é muito difícil de obedecer.

Só consigo pensar nessas duas opções, pois se ninguém está nem aí para o que Ele falou, explica o porque das pessoas não praticarem o evangelho.

Esta primeira opção vale para as pessoas que não aceitam ao Senhor Jesus e por causa disso não estão nem aí para o que falou ou fez.

Já a segunda opção vale para nós que já somos convertidos, aceitamos a Jesus e devemos obedecê-lo, mas é difícil colocá-la em prática

Onde está o seu tesouro? O que você considera ser importante, com o que tem gastado o seu tempo?

Tem gastado seu tempo falando dos outros? Ouvindo qualquer coisa? Chorando por uma decepção amorosa? Comprando compulsivamente?

Lembre-se, onde estiver o seu tesouro, ou seja, a importância da sua vida, aí estará também o seu coração.

Neste mesmo sermão Jesus nos ensina sobre a solicitude da vida, preocupações desnecessárias, como: “o que vou vestir?”.

Meu Deus!Tem gente que suja o nome por causa de compras excessivas, estouram o cartão, acabam com seus salários e até roubam por um modelito novo!

Gente que é Deus não pode ser assim, pois não foi isso que Jesus ensinou. “E quanto ao vestuário, por que andais solícitos?” E nos ensina a admirar os lírios do campo que Ele fez, dizendo que nem Salomão com toda a riqueza que teve, se vestiu como um deles.Tem gente que nem olha para os lírios ou para qualquer uma das criações de Deus, considera isso perda de tempo.

Jesus nos ensina a não amarmos o mundo e nem o que no mundo há. I Jo.2.15

Tudo que toma o espaço e o tempo que deveríamos devotar a Deus passa a ser idolatria.

Portanto analise bem o que tem falado, visto, pensado e feito, pois onde estiver o seu tesouro aí estará o seu coração.

Junte tesouros no céu, onde os ladrões não podem roubar, e lá também estará o seu coração.


Mensagem que preguei na no Encontro Live, da IPI Cerqueira César em 16 de julho de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *