[Um Mês Para Viver] Viver apaixonadamente

Mensagem que preguei na IPI de Cerqueira César no dia 3 de julho de 2016

Arte

Hoje é um dia muito especial na minha vida, completo 36 anos, hoje é um dia de oracao, reflexão. A vida porem ela é frágil, rápida, a bíblia diz que ela é como uma neblina, tem um versículo que gosto na bíblia.

Assista a esse vídeo:

Salmo 90.12 – “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Você já pensou o que você faria se recebesse a noticia que têm apenas um mês para viver? Quais mudanças você tomaria? Que atitudes você teria nesse um mês para viver?

Várias igrejas em todo o mundo têm realizado essa série de mensagens: Um mês para viver, baseada num livro de Kerry e Cris, um casal da igreja de saddelback. Na verdade eles escreveram um livro pra nos estimular a tomar mudanças em um mês. Ou seja que a brevidade da nossa vida nos faça melhorar nossa qualidade de vida.

Isso é um fato, por mais que essa idéia o perturbe. Não importa quem você é, qual a sua idade, qual o grau de seu sucesso ou onde vive: a mortalidade continua sendo o grande nivelador.

Seus dias estão contados, como diz um pastor amigo meu, todos estamos numa fila invisível como um senha, um hora vamos ser chamados. Estou convencido de que, em vez de nos inibir e forçar a viver na defensiva, aceitar que nosso tempo na terra é limitado tem o incrível poder de nos libertar.

Percebemos que no final da vida as pessoas, por causa dos diferentes estágios da morte, pedem perdão e perdoam, não pensam mais em si mesmas, dizem que amam seu próximo, reconhecem que perderam muito tempo com coisas que não tinham importância para a construção de uma vida feliz. Por que também não vivemos tendo as atitudes certas sem precisar estar a beira da morte?

Jesus veio para nos oferecer isso, vida e vida com qualidade. Vida em abundância.

Princípios que Jesus nos ensina pra vivermos com qualidade:

Apocalipse 2.4Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

Jesus nos ensina que se têm uma coisa que faz com que a nossa vida seja vida com qualidade e valha a pena isso é o primeiro amor. O primeiro amor é tido também como paixão, Jesus aqui exorta a igreja que tinha perdido o a paixão por Deus, pelo relacionamento com Ele.

Mais o primeiro amor é importante em tudo em nossas vidas. Quando a gente perde o primeiro amor, a paixão por algo quer fazemos parece que gente desanima e começa a fazer as coisas por obrigação.

Hegel, filósofo alemão disse: “Nada existe de grandioso sem paixão.”

Quando você esta apaixonado você procura fazer o seu melhor! Você procura se superar! Você procura melhorar, mudar!

Me lembro no namoro, quando conheci a Luisa, o primeiro amor é tão gostoso dentro nós que a gente faz sempre o melhor:

  • Pela Luisa eu comecei a escrever poemas e fazer cartas, fazer loucuras por ela;
  • Pela Luisa eu mudei minha prioridade, eu gosta muito de jogar futebol, depois que a conheci, minha prioridade era estar com ela;

O primeiro amor graças a Deus ainda está dentro de mim por Ela, é uma paixão que faz com que a vida nosso casamento nossa união seja maravilhoso a cada dia.

Minha pergunta é como esta seu primeiro amor para com tudo em sua vida? 

Para com Deus, Pelo serviço, pela família, pelo seu cônjuge, pela vida?

Quando a gente perde a paixão a gente vive levando a vida com a barriga, nós precisamos é orar pra que Deus nos encha de Paixão pela vida.

1º Viver apaixonadamente é estabelecer suas prioridades hoje

Mateus 6.33 – Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas;

Um número incalculável de pessoas, independentemente do estágio da vida em que se encontra, costuma dizer: “algum dia vou buscar tudo o que a vida tem a oferecer”. “Quando me aposentar, então vou aproveitar a vida”. “Algum dia vou realmente viver para Deus, serei mais organizado e passarei a amar mais minha família”. “Quando ganhar dinheiro suficiente, então passarei um tempo maior com meus filhos”. “Algum dia quando houver espaço em minha agenda, então me envolverei mais com a minha igreja”. “Quando tiver mais tempo, vou tentar ser mais espiritual”.

Algum dia. Um dia. Quando. Se. Então, tudo acaba. Quando vamos acordar e perceber que esta é a vida?

Maurice Chevalier, um cantor e humorista francês disse:Se você ficar esperando pelo momento perfeito, quando tudo estiver seguro e garantido, talvez ele nunca chegue. Montanhas não serão escaladas, corridas não serão vencidas e a felicidade duradoura jamais será alcançada.”

Nós normalmente vamos vivendo a vida no piloto automático, daí a gente faz tudo por obrigação e não mais por amor. E quando é assim, as coisas perdem a graça.

Para refletir sobre suas prioridades

Se tivesse certeza de que a vida como você conhece terminaria em algumas semanas, qual seria seu maior arrependimento? Por quê?

Em quais áreas da vida está sofrendo da síndrome do algum dia?

2º Viver apaixonadamente é desfrutar do seu recurso mais valioso (tempo)

Efésios 5.15 e 16 – Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

O recurso mais valioso que você têm não são bens, carros, dinheiro. O recurso mais valioso que o ser humano têm é o seu tempo.

O que você têm feito do seu tempo? Com o que ou quem você têm gasto seu tempo?

Como podemos envolver-nos plenamente com o presente sem nos deixar prender pelo passado ou ficar paralisados diante do futuro?

Para responder a essa pergunta, avalie como você veria o tempo se soubesse que tem apenas um mês para viver.

Se agente soubesse que teria apenas um mês de vida nós com certeza redefiniríamos nossas agenda.

Gastaríamos na presença de Deus, na presença de quem amamos, na pregação de algum parente que ainda não se converteu.

Cuide muito bem de seu tempo livre. Esses momentos são como diamantes não lapidados. Despreze-os, e seu valor nunca será conhecido. Melhore-os, e eles se tornarão as mais brilhantes jóias de uma vida útil.Ralph Waldo Emerson

Richard Kich diz que 20% do que você faz produz a maior parte dos resultados em sua vida; 80% do que você faz é, na maioria, tempo desperdiçado.

Não fomos planejados para ser escravos do tempo. Fomos criados para ser ativos e presentes na vida dos que estão ao nosso redor.

Para refletir sobre seu tempo

O que mais consome seu tempo diariamente? Seu maior tempo tem sido investido na suas maiores prioridades ou nas menores? Você tem desfrutado um tempo de descanso na semana ou preenche com outros afazeres?

3º Viver apaixonadamente é se amar, se cuidar

1 Coríntios 6.19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Aviso de segurança das empresas aéreas: Sempre quando ando de avião, antes dele decolar, as aeromoças nos passam algumas orientações que em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do compartimento acima de sua cabeça. Ela dizem para colocarmos a máscara de oxigênio primeiramente em nós antes de auxiliar crianças pequenas e outras pessoas que precisem de ajuda.

A lógica dessa instrução é óbvia: você não pode ajudar ninguém se desmaiar por falta de oxigênio.

Se você que extrair o máximo de seu tempo aqui na terra e viver um estilo de vida sem arrependimentos, precisa envolver-se plenamente com as pessoas ao seu redor. Mas a única maneira de alcançar esse objetivo é você reservar primeiro um tempo para concentrar-se em si mesmo.

  • Como está sua vida espiritual?
  • Como está sua saúde física?
  • Como está sua vida emocional?
  • Quais têm sido as atitudes que você têm tomado e como isso têm afetado sua vida e a vida as pessoas as quais você ama?

4º Viver apaixonadamente é oferecer o que há de melhor em você

I Coríntios 10.31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Nunca é tarde demais para ser aquilo que você deveria ser. George Eliot

Têm muita gente que quer oferecer o seu melhor, mas por falhar ou por estar cansado ou desgastado acaba ficando do jeito que está.

As vezes a bateria emocional da gente descarrega, nossa energia mental se desgasta. Mas a boa noticia é que se a gente quiser e buscar oferecer o nosso melhor Jesus nos ajuda.

Exemplo: Depois que Pedro negou a Jesus três vezes, mesmo dizendo que ficaria com o seu mestre até o fim, Jesus olhou diretamente para o coração de Pedro e viu o arrependimento, a culpa, a vergonha. Jesus nesse olhar mostrou a seu amigo que a compaixão lhe alcançaria .

Assim como Pedro, algumas pessoas estão no meio do local do acidente. Talvez seja um acidente no casamento, com os filhos e até mesmo com os pais, um acidente nos negócios ou na área emocional. Jesus não precisa dizer uma palavra sequer. Ele simplesmente olha com misericórdia para o coração.

Conclusão

A nossa vida é rápida, por vezes por conta das correrias do nosso dia a dia, vamos perdendo a essência da nossa vida, quando vem a dor, a perde, damos valor aquilo que tínhamos. Eu queria convidar você pra assistir a esse vídeo, é de um homem que ficou viuvo aos 30 anos. Sua esposa morreu em um acidente automobilístico. Ficou ele e a sua filha. Ele resolveu então fazer uma sessão de fotos, que eu queria que você assistisse:

Algumas frases do Rafael, que é o pai da Raisa, me chamam a atenção:

“Deus vem cuidando de uma forma muito especial de nós”

Outra frase dele que me chama a atenção é:

Não é da morte que a maioria das pessoas têm medo…Mas de chegar ao fim da vida…Para só então perceber que nunca viveu de verdade.

Foi feito um estudo hospitalar com mais de 100 pessoas idosas…Pessoas a Beira da morte, em seus  ultimos suspiros…Pediram que eles refletissem sobre os maiores arrependimentos de suas vidas…Quase todos responderam que não se arrependiam pelo que tinham feito…Mas pelo que DEIXARAM DE FAZER. Os riscos que nunca correram…Os sonhos que nunca buscaram.

E eu te pergunto:

SERÃO ESSAS SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS?????

E se eu te dissesse:

Ei você acorda! PORQUE VOCÊ EXISTE???

A vida não foi feita só para trabalhar, esperar pelo fim de semana e pagar contas…Não sei de tudo, mas de uma coisa eu sei:

Cada pessoa da terra tem um dom. A comunidade negra que me perdoe, mas não posso mais fingir. Martin Luther King? Aquele homem nunca teve um sonho…O sonho era o que o tinha.

As pessoas não escolhem os sonhos, os sonhos escolhem as pessoas. Eis aonde quero chegar:

Você tem CORAGEM para agarrar o sonho que te escolheu??? O sonho que te serve, que te envolve? Ou deixará que ele não escape??

Pegue sua caixa de sonhos. O que tem dentro dela? Quais são seus sonhos congelados? Quais são as prioridades da sua vida. Eu queria te convidar hoje, hoje, a redefinir suas prioridades, redefinir sua agenda, aproveitar sua vida ao máximo. Aproveitar com Deus, com o seu Reino, com sua família, com seus amigos.


Se quiser ouvir o áudio dessa mensagem, está aqui

Gostou? Compartilhe com os seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *