A corrida, a respiração e a espiritualidade

corredores_generica_large_103

Desde que esse ano, 2015, começou tenho procurado ter um cuidado maior com a minha saúde. Entrei em uma academia, procurei melhorar a alimentação. No começo de outubro meu contrato com a academia acabou, e como iremos mudar de cidade no fim do ano decidi não renovar o contrato e nem pagar 2 meses avulsos. Mas o desejo de continuar cuidando da saúde continua.

Retomei então os treinos alternados entre caminhadas e corridas. Meu objetivo é, até o fim do ano, correr 5km. Já estou na marca dos 3,2km (tenho fé que chegarei lá). No começo dos treinos eu corria e respirava pela boca e mal aguentava 1km e já sentia muitas dores na região baixa do abdômem, chamada hipocôndrio, descobri que ela surgia por causa da falta de treino e também pela forma errada de respiração. Por mais que eu apenas caminhasse e parecesse que tinha um cuidado com a minha saúde, eu a estava fazendo da maneira errada.

Comecei a me atentar, durante os treinos, a inspirar pelo nariz e expirar pela boca, e com o tempo as dores sumiram. Por mais

Percebi que em nossa vida espiritual não é diferente. Muita gente quer se parecer com Jesus. E leva um estilo de vida que se parece muito com Jesus. Tem muita gente que frequenta uma igreja, lê a bíblia e até ora. Mas faz da maneira errada, por mais que pareça fazer certo. Existe uma diferença entre “parecer como um discípulo de Jesus” e “ser um discípulo de Jesus”.

Ser um discípulo de Jesus é ir na igreja, mas fora da igreja continuar sendo a Igreja. Ser um discípulo de Jesus é ler a bíblia e deixar que a bíblia te leia. Ser um discípulo de Jesus é marcar versículos bíblicos, mas também ser marcado pelos versos da bíblia. Ser um discípulo de Jesus é orar e dizer tudo pra Deus, mas é também ouvir e obedecer a Deus.

Descobri então que não é fácil se tornar um discípulo de Jesus. Mas eu preciso continuar meus treinos físicos, e principalmente espirituais. Nos treinos físicos ainda me pego, por vezes, respirando somente pela boca. Em minha vida espiritual preciso me atentar também se não estou levando-a de maneira errada, por mais que eu pareça ser um discípulo de Jesus.

Tiago Nogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *