Li em 2014

 

52---celebracao-da-disciplina 1  

1. Celebração da Disciplina – Autor: Richard Foster – Editora Vida – 304 páginas

Poucos livros sobre espiritualidade combinam verdadeira originalidade com integridade intelectual. Entretanto, foi exatamente essa a combinação que Richard Foster conseguiu produzir. Impregnado pelos clássicos devocionais, o autor apresenta-nos um estudo cuidadoso que será apreciado ainda por muito tempo.

Classificando as disciplinas em três movimentos do Espírito Santo, o autor mostra como cada uma delas contribui para uma vida espiritual equilibrada. As disciplinas interiores levam os famintos de Deus a uma transformação genuína. As disciplinas exteriores são um reflexo das prioridades do Reino de Deus em seus filhos. As disciplinas comunitárias lembram-nos de que é na comunhão entre os cristãos que nos aproximamos mais de Deus.

A presente edição comemora o aniversário de 30 anos de sua primeira publicação em 1978. Um clássico aclamado pela revista Christianity Today como um dos dez livros cristãos mais importantes do século XX. Desde seu lançamento, este livro ajudou milhões de pessoas a descobrirem a porta de entrada para uma vida espiritual rica, plena de contentamento, paz e profunda compreensão de Deus.

Richard Foster é autor renomado de vários best-sellers, teólogo, professor na Friends University e pastor da Evangelical Friends Churches. Fundador da RENOVARÉ, uma organização cristã voltada para a renovação da igreja. Mora em Denver, Colorado, EUA

   

2. Meu Legado Espiritual – Autor: James Houston – Editora Mundo Cristão – 256 páginas

Cristianismo no fio da navalha

Em plena pós-modernidade, viver a fé cristã genuína passou a ser manifestação contracultural. Quem afirma não é um jovem rebelde inconformado com a sociedade de consumo. Com mais de 80 anos de estrada, James Houston — professor, acadêmico, escritor e mentor — considera-se um feliz exilado pois não aceita o cinismo típico do conformismo cristão descompromissado, nem tampouco a fé rígida e legalista.

Instado por seu filho a escrever sobre os fundamentos em que tem baseado sua vida, Houston desfila seis ensaios nos quais avalia as distorções presentes no modo de ser cristão na sociedade atual. Em jogo, as contradições e as tensões que perversamente nos tiram o foco e pasteurizam nossa identidade.

Para Houston, quem deseja sair da mesmice de uma sociedade e igreja pseudocristãs precisa viver no fio da navalha, sem abrir mão de suas convicções ou apegar-se aos modismos de ocasião. Um relato de um rebelde com causa que inspira pela profundidade e o frescor de suas opiniões.

   

3. O Pai Nosso – A oração que Jesus nos ensinou – Autor: Isaltino Gomes

Em 2009, designado pelo autor como o seu ano sabático, Isaltino Gomes Coelho Filho escreveu quatro livros em cinco meses de trabalho de oito até dez horas por dia. Este seu 31º livro  e o quarto do seu período de “descanso” é sobre oPai nosso – a oração modelo de Jesus.  É também um convite às disciplinas espirituais como oração e estudo da Palavra. Ao ler e ao mergulhar nestas páginas o nosso desejo é de orar o Pai Nosso como se fosse a primeira vez e ao mesmo tempo colocar em prática os ensinamentos que cada capítulo traz. A proposta do autor não é só trazer o conteúdo teológico da oração modelo do Senhor Jesus, mas também o significado espiritual para nossa vida, hoje, neste século em que vivemos. Deus é Pai de todos nós, o Pai da Igreja. Este chamado para a comunhão com os irmãos que estão diante do Pai é muito forte neste livro. 

   

4- Edificando uma Igreja de Grupos Pequenos – Autores: Bill Donahue e Russ Robinson – Editora Vida – 310 páginas

Fomos criados para viver em comunidade. Nosso coração anseia pelo tipo de relacionamento autêntico e profundo no qual Jesus pensou ao orar para que seus discípulos fossem um. Mesmo assim, essa qualidade de relacionamento ainda é muito difícil de encontrar. Como, então, uma igreja pode se transformar em um lugar onde ninguém se sinta sozinho?

Muitas igrejas estão descobrindo a resposta nos grupos pequenos. De modo único, eles oferecem o ambiente ideal que edifica e fortalece o corpo de Cristo, preparando-o para crescer e impactar o mundo. Na Willow Creek Community Church, os grupos pequenos são tão importantes que definem sua visão estratégica organizacional.

Em Edificando uma igreja de grupos pequenos, os autores compartilham a história de como a Willow Creeck se tornou uma igreja onde mais de 18 mil pessoas se relacionamem 2700 grupos pequenos todas as semanas. Eles também mostram como uma igreja – não importa o tamanho – pode se tornar um lugar onde homens e mulheres, adultos e crianças, podem experimentar uma vida frutífera em comunidade e crescer com saúde e vitalidade espiritual.

CONEXOES ESPIRITUAIS 1323733229P

5 – Conexões Espirituais – Autor: Garu Thomas – Editora: Associação Willow Creek. 260 páginas.

“ Não cobiçarás a conexão espiritual do seu vizinho” 

Afinal de contas, é dele, não sua. Melhor é descobrir sua própria conexão espiritual – uma forma de se conectar com Deus que trará crescimento e satisfação, de acordo com quem ele mesmo lhe fez ser.

Em Conexões Espirituais, Gary Thomas elimina a frustração de quem pensa que espiritualidade é”tamanho único” e ensina a encontrar uma forma de adoração que liberta e lhe permite ser você mesmo. Se na sua vida devocional você sente que não está conseguindo conectar-se com Deus, talvez seja porque você está tentando usar uma conexão espiritual que não é a sua.

Este livro apresenta nove diferentes temperamentos espirituais – suas características, seus pontos fortes e seus perigos. Em um ou mais teperamentos você irá encontrar-se e vai perceber como naturalmente expressa seu relacionamento com Jesus Cristo. Seja qual for seu temperamento ou combinação, saiba que não é por acaso. Você segue o projeto de um Deus criador que saiba o que fazia quando ele mesmo lhe fez, segundo suas especificações únicas. Conexões Espirituais vai revelara forma através da qual você foi feito para se conectar com ele, uma conexão marcada por crescimento e cheia das riquezas de um andar mais íntimo com Deus.

“Criativo e bem escrito… Thomas cita o Henri Nouwen como um exemplo de sensatez, o que é uma ilustração feliz, pois o próprio Thomas demonstra amplo potencial para se tornar o Henri Nouwen do mundo evangélico.” 
Publishers Weekly

“Se eu fosse abandonada em uma ilha deserta com só um outro livro além da Bíblia, seria Conexões Espirituais de Gary Thomas.”
Marita Littauer,Sobre o Autor: Gary Thomas

6 – Deus Está no Controle – Max Lucado – Editora Mundo Cristão – 200 páginas

Para muitos cristãos, em situações aparentemente sem solução, confiar em Deus é bastante difícil. No fundo, sabemos que é o que devemos fazer, mas a pressão por uma solução rápida nos faz sentir Deus distante de nós.

Entretanto, amoroso como é, Deus compreende nossas limitações e, ao longo da história, tem levantado homens e mulheres para nos ajudar a fortalecer nossa confiança no Criador.

Max Lucado, pastor e escritor, conhecido no mundo inteiro por suas obras sensíveis sobre o amor, a graça e a misericórdia de Deus, nos traz neste livro textos valiosos sobre o Deus sempre presente em nossa vida, nos melhores e nos piores momentos.

Deus está no controle é a mensagem viva de Deus para você por meio das palavras poéticas e verdadeiras de Max Lucado, palavras que confortarão seu coração nas tribulações da vida e lhe darão a motivação correta para louvá-lo em todo o tempo.

uma-vida-com-proposito

7 – Uma Vida Com Propósitos – Autor: Rick Warren – Editora Vida – 294 páginas

Você não está vivo por acaso. Muito antes de o universo ter sido criado, Deus já tinha um plano para você. E os propósitos que ele tem para sua vida vão muito além dos poucos anos que passamos neste mundo. Você foi criado para viver eternamente. A maioria dos livros de auto-ajuda sugere que descobriremos o significado e o sentido da vida quando procurarmos dentro de nós. Mas, em ‘Uma vida com propósitos’, Rick Warren mostra que esse é o lugar errado para iniciar essa busca . Ele mostra que devemos começar a partir de Deus, nosso Criador. Este livro tem como objetivo ajudar o leitor a entender o plano de Deus para sua vida, tanto para hoje quanto para a eternidade. Usando mais de 1.200 citações bíblicas, Rick Warren oferece sabedoria inspirada na essencia do que realmente significa viver.

p40050

8 – Perguntas que precisam de respostas. Autor: Philip Yancey. Editora Mundo Cristão. 204 páginas

Certamente você tem as suas. Será que alguém vai responder?

Philip Yancey tem um modo inconfundível de questionar, explicar e aprofundar assuntos que, muitas vezes, são verdadeiros tabus dentro da igreja:

• Por que praticamente todas as situações de disciplina na igreja envolvem pecados sexuais?

• Por que ouço tão poucos sermões sobre os pecados do orgulho, cobiça, preguiça e glutonaria?

• Será que o mundo deveria ser capaz de dizer se uma pessoa é cristã só de olhar para ela? Como é a aparência de um cristão? E como deveria ser?

• Por que muitos cristãos se sentem mais culpados do que perdoados? Como é sentir-se perdoado?

• Se o evangelho consiste em graça, aceitação e perdão, por que os psicólogos têm tantos clientes cristãos, confusos com culpa, ódio a si mesmos e espírito de crítica?

• Se Deus nos ama de verdade, por que algumas de nossas orações mais urgentes ficam sem resposta?

• Por que não acontecem mais milagres iguais aos relatados na Bíblia?

Como podem alguns líderes evangélicos prometer prosperidade e segurança aos crentes quando Jesus prometeu uma cruz, enviou-os como ovelhas no meio de lobos e permitiu que a maioria de Seus discípulos morresse como mártir?
Você também tem perguntas que ainda não teve coragem de fazer?

Esse livro é uma coletânea de artigos publicados na revista Christianity Today, a revista evangélica mais respeitada em todo o mundo. Nele estão perguntas que todos nós temos e gostaríamos de fazer.

evangelicos mundo estudantil g

9 – Evangélicos e Mundo Estudantil – Uma história da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (1957-1987). Autor: Eduardo Gusmão de Quadros – Editora Novos Diálogos. 151 páginas.

São poucas, ainda, pesquisas específicas sobre a história das chamadas entidades paraeclesiásticas no protestantismo brasileiro. Sua influência têm sido marcante, especialmente após a década de 1960. Já na literatura que aborda os movimentos estudantis, as organizações religiosas são pouco estudadas ou reduzidas a aspectos apenas políticos.

Este livro faz uma primeira abordagem acadêmica sobre a história da Aliança Bíblica Universitária do Brasil, movimento missionário-estudantil que surgiu na década de 1950. Investigando os primeiros trinta anos de história da ABUB, o autor destaca as posições reacionárias, progressistas, fundamentalistas, ecumênicas e muito mais assumidas ao longo de três décadas – mudanças identitárias que ocorreram sempre dentro de relações distintas, interagindo com diferentes áreas da vida social.

 

 10 – As Estações de Deus nos Pequenos Grupos – Guia prático para líderes e pastores. Autor: Paulo Mizoguchi – Editora Inspire. 153 páginas.

Este livro é fruto de algo fantástico que está acontecendo ao redor do mundo: a igreja nas casas. Esse movimento é um retorno ao equilibrio e a essência de uma igreja forte em seus relacionamentos e influente em suas ações. Creia na possibilidade dos pequenos grupos crescerem por meio das estações de Deus! O melhor de Deus para a sua igreja é que ela seja tão grande e tão pequena que o mundo a conheça pelos frutos das grandes celebrações, eventos, cruzadas, mas também pela transformação individual de cada membro ou frequentador no ambiente de pastoreio intencional e relacionamentos verdadeiros.

11 – Vivendo as Estações de Deus: Cultivo, Cuidado, Crescimento e Colheita. Autor: Carlito Paes – Editora Inspire. 102 páginas.

Nesta obra, por meio da metáfora das estações climáticas, em paralelo com as estações em Pequeno Grupo, o autor mostra que precisamos do equilíbrio em todas as estações do ano em nossa vida, porque elas fornecem o ambiente e o equilíbrio necessários para estabelecimento, manutenção e  desenvolvimento da vida plena em Jesus. Seja você líder ou integrante de um Pequeno Grupo, não perca a oportunidade de desfrutar das estações de Deus, desenvolvendo-se de forma saudável e levando outros nessa jornada de crescimento e frutificação espiritual.

 

Coletâneas de Aconselhamento Bíblico – Volume 7 – Editora Palavra da Vida – 153 páginas

A PALAVRA DO EDITOR

Lidando com as Rachaduras – David W. Smith

BASES DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Você Consegue Ver? – David Powlison

Treinamento de Líderes – Tony B. Giles

Julgar à Luz da Bíblia – D. Patrick Ramsey

Salmo 51: um guia bíblico para o arrependimento – David Covington

PRÁTICA DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO

O Sonho de Quem?  Que Tipo de Pão? – Paul David Tripp

No Olho do Furacão: como lidar com as crises – Ron e Sue Lutz

Convivendo com um Marido Irado – Edward Welch

Caminhando pelo Vale Sombrio do Aborto Espontâneo – Sue Nicewander e Jodi Jewell

A Bíblia e a Dor da Infertilidade – Kimberly e Philip Monroe

Verdades Inabaláveis para Criar seus Filhos sem a Ajuda do  Cônjuge – Robert D. Jones

A Dimensão Espiritual do Relacionamento Conjugal – Jay E. Adams

ILUSTRAÇÕES PARA O ACONSELHAMENTO BÍBLICO

O Lugar de Deus no seu Casamento – Robert D. Jones

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Existe Lugar para o Ciúme no Casamento? –  John F. Bettler

Como Aconselhar os Casos de Violência Doméstica?

Edward T. Welch, Paul D. Tripp e David A. Powlison

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *