O Preço do Amanhã – Uma Reflexão, um desabafo, uma nova atitude

O-Preço-do-Amanha-relógio

Como você gasta o seu tempo?

Foi  a pergunta que me fiz quando terminei de assistir hoje o filme O Preço do Amanhã.

A trama se passa em uma sociedade que conseguiu bloquear o gene do envelhecimento. Todo mundo cresce até os 25 anos, e depois pode permanecer jovem pra sempre – contanto que pague por isso, afinal a superpopulação do planeta é uma preocupação geral.

O tempo é a moeda de troca para sobreviver e obter luxos, quanto mais tempo, mais rico e poderoso você é. Nesse sistema os ricos vivem mais que os pobres. Assim que as pessoas completam 25 anos, passam a conviver com uma contagem regressiva diariamente, uma espécie de relógio, que é usado para comprar comida e qualquer outro item necessário para sobrevivência, se o seu tempo acaba, você morre

Pude observar que  o filme também retrata a questão do tempo como fator de vida, uma visão real da maneira como o tempo tem passado rápido e as pessoas, tem cada vez menos, o aproveitado. No filme as pessoas tendem a viver cada segundo de seu tempo como se fosse o último, pois sabem que se ele acabar, morrem. Trazendo para a vida real, há uma crítica quanto às pessoas que não sabem administrar o próprio tempo, gastam mais tempo no trabalho e nas preocupações financeiras, que se esquecem de outras coisas também importantes na vida.

Isso me lembra a música Epitáfio, dos Titãs…

Não podemos deixar que a nossa vida passe sem que ela seja percebida. Precisamos viver, precisamos que a nossa vida tenha sentido.

Eu me lembrei de quantas vezes dei mais importância à música que tocava no rádio ao invés de conversar com minha esposa, enquanto viajávamos, quantas vezes dei mais importância ao filme que passava na TV ao invés de ver as bagunças das minhas filhas. Quantos minutos gastei em frente do computador, redes sociais, ao invés de viver.

Todo homem morre, mas nem todo homem vive.

William Wallace

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.

Renato Russo

Ame mais, brigue menos. Converse mais, resmungue menos. Abrace mais, conecte-se menos!

A vida é um presente que Deus deu a mim e a você, precisamos fazer uso dele.

Como diz a palavra em latim Carpe Diemque significa “Aproveite o Dia

Vou parando por aqui, porque pra escrever esse texto já gastei 12 minutos!

Forte Abraço
Tiago

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *