TV Digital – 7 anos depois

999218_92296207_664px

Esse blog, que comemora hoje 7 anos de atividade, começou com estudo sobre a implantação da TV Digital Brasileira. Fiquei curioso em saber como anda a TV Digital hoje? Leia e surpreenda-se!

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital é aberto, livre e gratuito e permite a transmissãode conteúdo de altíssima qualidade em termos de imagem e som, tanto para dispositivos fixos e móveis. A primeira transmissão da TV Digital no Brasil ocorreu em São Paulo, nodia 2 de dezembro de 2007, mas essa história começou bem antes. Saiba como assistir à TV Digital.

Em 1999, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deu início ao processo de avaliação técnica e econômica para a tomada de decisão quanto ao padrão de transmissão digital a ser aplicado no Brasil.

Após estudos conduzidos juntamente com universidades e emissoras de televisão, o sistema escolhido foi o ISDB-TB, desenvolvido com base no sistema japonês IntegratedServices Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T).

Os pesquisadores brasileiros acrescentaram uma série de atualizações no ISDB-T, como a adoção de padrões de compressãodigital de áudio e vídeo mais modernos e eficientes do que os atuais sistemas de TV digital em funcionamento no mundo.

No DVB-T (Digital Video Broadcast Terrestrial), adotado na Europa, a transmissão para dispositivos móveis é tarifada pelas operadoras de telefonia.

Características

O sistema brasileiro, tambémdenominado SBTVD, oferece uma série de diferenciais, como alta definição e interatividade para celulares, mini-televisores e notebooks. Outro ponto importante é que o sistema permite a interatividade, ou seja, os usuários podem utilizar o controle remoto para responder testes, obter informações sobre programas, comprar produtos anunciados, participar de enquetes e realizar operações bancárias.

Para isso é preciso que o aparelho de TV ou o receptor do sinal digital esteja equipadocom o Ginga, um programa brasileiro, desenvolvido em código aberto e reconhecido pela União Internacional de Telecomunicação (UIT), agência especializada da ONU,como um dos padrões mundiais de interatividade. Para identificar se seu aparelho possui este recurso procure pelo selo DTVi.

Além do Brasil, outros países como Peru, Argentina, Chile e Venezuela já anunciaram a adoção do padrão brasileiro de televisão digital. Veja em quais regiões do País a TVdigital foi implantada.

Cobertura

Hoje em dia já são 480 os municípios atendidos pela TV Digital. Ao todo são 102 emissoras que possuem a tecnologia que chega para 87,7 milhões de pessoas, ou 45,98& da população brasileira. A expectativa é a de que a cobertura digital seja superior ou equivalente à analógica antes do encerramento oficial do antigo tipo de transmissão, em 2016.

O Distrito Federal é a única unidade federal com 100% de cobertura para toda a sua população. São Paulo é o estado que tem o maior número de pessoas e municípios comacesso à tecnologia: mais de 30 milhões de pessoas (72,76% de sua população) espalhadas por 99 municípios estão aptos a receber o sinal digital.

Apenas os estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima ainda não contam com o sinaldigital. Exceção feita a São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, a TV Digital é quase uma exclusividade da capital dos estados e suas regiões metropolitanas. Até o fimde 2011, a Anatel pretende encerrar um ciclo de estudos e planejamento paradisponibilizar este tipo de transmissão para todos os municípios brasileiros.

Os dados sobre TV Digital podem ser consultados no site da Anatel, nas páginas sobre Emissoras em Operação e População Alcançada.

Leia mais sobre o assunto no site oficial da TV Digital Brasileira.

Fontes:
Ministério das Comunicações
Anatel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *